Kotlin: A nova linguagem oficial para desenvolvimento Android
Kotlin: A nova linguagem oficial para desenvolvimento Android – Não é novidade para nós, desenvolvedores mobile, que a linguagem de programação Kotlin foi integrada ao time de linguagens oficiais para desenvolver apps Android. Agora o time conta com Java, C++ e Kotlin. Lembrando que a Kotlin é a nova linguagem oficial para desenvolvimento de aplicativos Android, ela não é substituta de nenhuma outra existente.
História
Kotlin é uma linguagem de programação criada em 2011 pela JetBrains, empresa conhecida pelas IDEs comercializadas. Esta linguagem recebeu o nome de uma ilha russa situada próximo à costa de São Petersburgo, onde a equipe Kotlin reside.
Em julho de 2011 a JetBrains revelou que estava trabalhando em uma nova linguagem (Kotlin) com o objetivo de suprir características que não eram encontradas em outras. No ano seguinte, o projeto Kotlin foi colocado sob a licença Apache de código aberto. Porém, apenas em 2016 foi lançada a primeira versão estável.
Aos poucos, ela foi conquistando seu lugar na comunidade de desenvolvedores de aplicativos Android, muito devido à sua qualidade e as ferramentas e IDEs que a atendem. E também, talvez um dos principais fatores, ela possui 100% de interoperabilidade com o Java. Ou seja, 100% compatível.
Contudo, a grande notícia veio em 2017, no Google I/O 17. Onde os engenheiros do Google Android anunciaram a Kotlin como a mais nova linguagem oficial da plataforma.https://www.youtube.com/embed/d8ALcQiuPWs?enablejsapi=1&origin=https%3A%2F%2Fwww.treinaweb.com.br
Principais características
Como mostrado anteriormente, uma das principais características do Kotlin, talvez a mais marcante, é a compatibilidade com o Java. Assim, todas as APIs que rodam no Java também rodam no Kotlin. Também é possível destacar outras características, como:
- Compatível com o JDK 6, desta forma os programas escritos em Kotlin são compatíveis com qualquer versão do Android;
- A linguagem é type-safe como o Java, e também null-safe, ou seja não admite valor null para as variáveis e caso precise informar um valor nulo é necessário definir isto de forma explícita;
- Trabalha com os paradigmas de Programação Orientada a Objetos e Programação Funcional;
- O Android Studio tem 100% de suporte a ela;
- Utiliza inferência para definir tipos de dados quando o mesmo é evidente;
- Os códigos getters e setters estão presentes de forma implícita, desta forma não é necessário criá-los na classe.
Por que desenvolver para Android com Kotlin?
Devido às suas características, ela demostra ser uma ótima opção para o desenvolvimento de aplicativos Android, trazendo todas as vantagens de uma linguagem moderna para a plataforma e sem apresentar novas restrições:
Compatibilidade: Kotlin é totalmente compatível com o JDK 6, garantindo que os aplicativos possam ser executados em dispositivos Android mais antigos, sem problemas. A ferramenta Kotlin é totalmente suportada no Android Studio e compatível com o sistema de compilação do Android.
Desempenho: um aplicativo Kotlin é tão rápido quanto um Java equivalente, graças a uma estrutura de bytecodes muito semelhante. Com o suporte da Kotlin para funções inline, o código usando lambdas geralmente é executado ainda mais rápido que o mesmo código escrito em Java.
Interoperabilidade: o Kotlin é interoperável a 100% com Java, permitindo usar todas as bibliotecas Android existentes em um aplicativo Kotlin.
Tempo de compilação: o Kotlin suporta compilação incremental eficiente, por isso, enquanto há algumas sobrecargas adicionais para construções limpas, as compilações incrementais geralmente são tão rápidas ou mais rápidas do que com o Java.
Curva de aprendizado: para um desenvolvedor Java começar com o Kotlin é muito fácil. O conversor automático Java para Kotlin incluído no plugin Kotlin ajuda com os primeiros passos.
Compatibilidade com o Android Studio
Atualmente Kotlin é 100% compatível com o Android Studio e para utilizá-lo basta instalar um plugin que se encontra disponível na área de plug-ins da IDE.
Pensando em mais praticidade para os desenvolvedores Android que utilizam esta IDE, em breve será lançada a nova versão do Android Studio (Android Studio 3.0 Canary) que trará nativamente suporte ao Kotlin, sem a necessidade de instalar plugins adicionais. Atualmente já está disponível para download o preview, que você pode ver no site oficial.
O que você acha sobre essa parceria entre Kotlin e Android? Compartilhe conosco a sua opinião. 🙂
Uma abraço e até a próxima!