Pular para o conteúdo

Conhecendo o Next.js

Veja neste artigo as principais características conhecendo o Next.js. Lançado em 2016 sobre a licença MIT, o Next.js é principalmente um framework de código aberto, criado com React e permitindo desenvolver aplicações tanto front-end quanto back-end.
Veja neste artigo as principais características conhecendo o Next.js. Lançado em 2016 sobre a licença MIT, o Next.js é principalmente um framework de código aberto, criado com React e permitindo desenvolver aplicações tanto front-end quanto back-end.

Primeiramente neste artigo iremos ver as principais características conhecendo o Next.js. Lançado em 2016 sobre a licença MIT, o Next.js é um framework de código aberto, criado com React e permitido desenvolver aplicações front-end e back-end.

Continua após a publicidade..

Relembrando Framework

Aqui no blog já possuímos um artigo que aborda “Para que serve um Framework”, mas em palavras mais simples, o framework é um facilitador no desenvolvimento de diversas aplicações e, sem dúvida, sua utilização poupa tempo e custos para quem utiliza, ou seja, é uma forma mais básica, um conjunto de bibliotecas utilizadas para criar uma base, onde as aplicações são construídas, um otimizador de recursos.

Eventualmente aqui no blog publicamos um artigo que aborda “Para que serve um Framework”, mas em palavras mais simples, o framework é um facilitador no desenvolvimento de diversas aplicações e, sem dúvida, sua utilização poupa tempo e custos para quem utiliza, ou seja, é uma forma mais básica, um conjunto de bibliotecas utilizadas para criar uma base, onde as aplicações são construídas, um otimizador de recursos.

Continua após a publicidade..

Possui como principal objetivo resolver problemas recorrentes com uma abordagem mais genérica. Ele permite ao desenvolvedor focar nos “problemas” da aplicação, não na arquitetura e configurações.

Um pouco sobre o React

Anteriormente denominado React.js ou ReactJS, foi desenvolvido pelo Facebook para criação de elementos de interface reutilizáveis de forma simples, intuitiva e com uma ótima performance onde, diversas são as empresas que o utilizam. Assim dentre elas podemos citar o próprio Facebook, o Instagram, que também faz parte da empresa Facebook, Twitter, Netflix, Uber, Spotify e muitas outras.

Anteriormente denominado React.js ou ReactJS, foi desenvolvido pelo Facebook para criação de elementos de interface reutilizáveis de forma simples, intuitiva e com uma ótima performance onde, diversas são as empresas que o utilizam. Portanto assim dentre elas podemos citar o próprio Facebook, o Instagram, que também faz parte da empresa Facebook, Twitter, Netflix, Uber, Spotify e muitas outras.

O React possui muitos pontos marcantes, podemos citar o uso do JavaScript, a utilização de componentes para criação de interfaces, utilizado para o desenvolvimento mobile e o fato de ser amplamente utilizado, portanto o torna uma excelente escolha para o desenvolvimento de aplicações.

Continua após a publicidade..

De volta ao Next.js

O Next.js por sua vez, busca reunir diversas funções a fim de manter o foco total em sua produtividade e eficiência. Totalmente pré-configurado, fornece toda estrutura para a criação de projetos com maior facilidade, trazendo para o desenvolvedor maior agilidade na criação de suas aplicações.

O Next.js faz aplicações renderizadas no lado do servidor (SSR), diminuindo então o tempo para carregar sua aplicação, já que o esforço fica por conta do servidor, não do dispositivo do cliente, consumindo menos recursos.

Mantido pela equipe da Vercel, o Next.js vem sendo utilizado por diversas empresas em todo mundo, então dentre elas podemos citar o Uber, GitHub, TikTok, Twitch, AT&T, Nike,entre outras.

Características do Next.js (Conhecendo o Next.js)

Apesar de utilizar o React como base para sua criação, contudo o Next.js possui várias funções, algumas exclusivas do framework e outras compartilhadas do React como veremos abaixo:

  • Possibilidade de criar aplicações back-end;
  • Suporte ao Server Side Rendering;
  • Geração de sites estáticos;
  • Suporte ao TypeScript;
  • Sistema de rotas;
  • Permite a instalação de diversos plugins para implementar o desenvolvimento da aplicação;
  • Permite criar aplicações em diferentes idiomas e traduzi-las em tempo real utilizando a internacionalização;
  • Possui CSS modularizado;
  • Fast Refresh (atualiza os elementos da página rapidamente sem recarregar o navegador, mantendo o valor das variáveis);
  • Separa o código carregando apenas o necessário;
  • Pré-configurado, entre outros.

Podemos concluir que… (Conhecendo o Next.js)

Contudo neste artigo vimos o que é o Next.js e suas principais características. Vemos que grandes empresas utilizam, afinal da mesma forma o frameworks é uma excelente opção para o criação de diversos tipos de projetos.

Leia também o artigo “Objetos em Java”

Marcações: