Back-endCarreira de programadorFront-end

JavaScript e os 5 bons motivos para estudar

Linguagem (JavaScript)

JavaScript e os 5 bons motivos para estudar – Veremos neste artigo 5 bons motivos para você colocar o JavaScript na sua lista de estudos. O JavaJavaScript é uma das linguagens mais versáteis na atualidade. Isso se reflete na quantidade de vagas disponíveis para desenvolvedores JavaScript no mercado atualmente. Contudo um exemplo são as vagas específicas para desenvolvedores JavaScript no LinkedIn. No mês de abril de 2021, existiam 12475 vagas abertas em empresas que iam desde startups até grandes empresas como o Google, Amazon e Embraer.

Segundo o ProgramaThor, desenvolvedores JavaScript com maior senioridade possuem um salário de cerca de R$ 10000,00.

Desenvolvedores JavaScript júnior possuem um salário médio de R$ 3500,00.

Estes números certamente mostram como o mercado está bem aquecido para quem desenvolve utilizando o JavaScript.

Multiplataforma (JavaScript e os 5 bons motivos para estudar)

Uma das características mais interessantes do JavaScript é a sua versatilidade. O que o torna uma linguagem que pode ser executada em uma infinidade de ambientes, passando por front e indo a criação de jogos.

Isso favorece a criação de uma solução mais homogênea para o JavaScript. Sendo assim reduzindo o esforço técnico e até mesmo a escalabilidade da solução. Com uma única linguagem-base, você pode criar um website, uma aplicação front-end SPA que se comunica com um back-end baseado em Node ou Deno. Também um aplicativo mobile de apoio que utilize Ionic ou React Native. Se necessário, até mesmo um módulo de automação com interface com sensores e máquinas Arduino. E tudo isso centralizado em uma única base de código apoiada somente no JavaScript.

O esforço de desenvolvimento e do conhecimento do código na equipe são facilitados quando toda a base de código se fundamenta em uma única linguagem.

Facilidade para quem está começando (JavaScript e os 5 bons motivos para estudar)

O JavaScript é uma linguagem extremamente amigável para quem está começando com desenvolvimento de software. Não há a necessidade de ferramentas muito específicas ou pesadas para que seja possível desenvolver algo com JavaScript. Também como não há a necessidade de um computador com hardware muito avançado.

Na verdade, um simples editor de texto, como o Visual Studio Code, já supre muito bem as necessidades. Para termos um ambiente de desenvolvimento JavaScript robusto e perfeitamente funcional. Portanto também existe a disponibilidade vasta de conteúdo para estudo, que passa desde as documentações oficiais da Mozilla. Mas também há cursos direcionados como os que temos aqui na Café codificado.

Sintaxe

A sintaxe do JavaScript também é concisa e relativamente simples. Embora a linguagem possua várias particularidades que vão sendo descobertas à medida que vamos nos aprofundando nos estudos. Estes pontos tornam o JavaScript uma linguagem muito acessível, a tornando uma interessante opção como primeira linguagem a ser aprendida.

Muitas opções de frameworks/bibliotecas (JavaScript e os 5 bons motivos para estudar)

A quantidade de soluções, frameworks e bibliotecas existentes para JavaScript é muito grande. Entretanto até brincam que a cada dia, um framework ou biblioteca JavaScript é criado.

Isso mostra que o uso do JavaScript por parte do mercado e da comunidade é bem sólida, o trás um desenvolvimento muito rico e dinâmico. Para quase todo e qualquer problema de desenvolvimento, como bibliotecas ORM e frameworks de testes dos mais variados tipos. Existe um framework ou biblioteca JavaScript open source, pronto e seguramente maduro, o que contribui para a redução do esforço de desenvolvimento.

Para termos uma ideia, somente no NPM, o repositório de pacotes popular para os usuários de JavaScript. Em abril de 2021, existiam mais de 1 milhão e 100 mil bibliotecas e frameworks registrados.

Comunidade

A quantidade de pacotes, bibliotecas e frameworks open source para JavaScript existentes já mostra o tamanho da comunidade. JavaScript e o quão ativa ela é: trata-se de uma das comunidades de desenvolvimento mais ativas.

Leia também o artigo “Guia de linguagem Java”