Estudos

Dicas de como estudar programação

Dicas de como estudar programação - Na área de programação sabemos que a parte teórica é muito importante, mas de nada adianta você apenas ler, ver vídeos, tutoriais… se você não colocar a mão na massa - nesse caso, no código.

Dicas de como estudar programação – Na área de programação sabemos que a parte teórica é muito importante, mas de nada adianta você apenas ler, ver vídeos, tutoriais… se você não colocar a mão na massa – nesse caso, no código.

Praticar é essencial, ainda mais se você está iniciando na área ou está a procura da primeira oportunidade. Além disso, em muitas entrevistas para vagas de desenvolvedores, há a parte prática, que pode ser realizada junto ao recrutador e outras pessoas da área de TI que te acompanham quanto também em um teste que você deve enviar. Por isso, ter tido essa prática também te ajudará a ganhar confiança para esses processos.

Veremos então como você pode melhorar sua habilidade em programação e resolução de problemas.

Crie um software / app para alguém que precise

Provavelmente há várias pessoas perto de você precisando automatizar tarefas, seja pessoal ou no profissional. Por isso, nada melhor do que você se oferecer para ajudar. No começo, mesmo que não seja remunerado, é uma ótima maneira de você treinar e colocar seu projeto para funcionar. Pode ser algo pequeno, nada muito grandioso. Assim você consegue ver seu software/app funcionando com usuários reais, podendo até disponibilizá-lo para outras pessoas depois.

Além disso, você ainda incrementa seu portfólio. Se possível também coloque todos os repositórios dos seus programas no Github.

CodeWars

CodeWars é um site onde você consegue resolver diversos tipos de exercícios nas mais diferentes linguagens de programação.

Segundo o próprio site, nele você pode melhorar suas habilidades treinando com outras pessoas em desafios reais de código. É um ambiente gamificado, onde você vai progredindo ganhando posições e honras. Existem desafios dos mais variados níveis, indo do nível básico até um nível extremamente avançado.

Essa é uma opção, mas existem várias outras plataformas com o mesmo propósito.

Escolha cursos que tenham bastante prática

A parte teórica é muito importante, pois os conceitos te darão uma boa base para aprender o que vier pela frente. Mas também devemos nos atentar à parte prática quando adquirimos cursos – sejam eles presenciais ou online.

O melhor método é essa combinação de teoria e prática, pois somente a prática te fará a ser um copiador de códigos e não é isso que queremos: você deve saber como e o por que de estar fazendo aquilo.

E você tem mais dicas de como estudar programação? Conta pra gente =)