Você sabe como combinar cores?
Você sabe como combinar cores? Vamos falar de um assunto que assusta muitos programadores: combinação de cores. Alguns até “fogem” quando o assunto é criatividade, quando falamos da criação de um layout ou simplesmente quando se tem a necessidade de pensar em combinar cores.
Eu já vi casos em que o próprio programador teve que planejar o esquema de cores. Naturalmente o pessoal de front-end costuma ter uma noção melhor em relação aos de back-end nessa matéria, por terem mais contato com designers e arquitetos de informação.
Muitos acham que isso vem de um dom, uma habilidade especial quase que mutante nas pessoas que trabalham com isso. Mas acredite: qualquer coisa pode se aprender, e listarei aqui as técnicas utilizadas para se combinar cores. Depois disso você verá que é muito fácil.
Roda de cores
Esta é a roda de cores ou círculo cromático, e vocês agora serão amigos! Ela é quem vai te ajudar a saber se uma cor combina com outra ou não.
Agora, primeiramente tudo o que precisamos para selecionar cores é de certas formas geométricas. Sim, nós veremos como a matemática está relacionada com a harmonia na combinação das cores.
Há várias formas de se combinar cores, e tudo vai depender do que você precisa. Então vamos lá!
Monocromáticas
Essa é a mais fácil, pois a gente apenas seleciona uma única cor e alteramos seus tons. Mesmo sendo a regra mais fácil, é uma das mais difíceis de se trabalhar. Como é uma única cor, se não utilizada corretamente pode acabar cansando facilmente.
Por isso é mais recomendada para telas passageiras.
Análogas
São selecionadas três cores, uma ao lado da outra. Possui pouco contraste, já que são cores muito próximas. Podemos selecionar quatro cores, e então chamaremos de análogas compostas.
As cores análogas são frequentemente encontradas na natureza, o que nos passa uma sensação de harmonia quando encontramos sites com cores baseadas nessa regra.
Complementares
Cores complementares são aquelas que estão de lados opostos. Por causa disso, causam um grande contraste, já que teremos uma cor quente e uma fria.
Tríades ou trio harmônico
São cores que formam um triângulo equilátero. Você também pode utilizar outros tipos de triângulos e até mesmo retângulos, mas aí já deixa de se chamar tríade.
As cores dessa regra possuem uma harmonia bem contrastante e é sempre recomendado dar destaque a apenas uma das cores selecionadas, mantendo as demais apenas como cores secundárias.
Concluindo
Vimos então que há técnicas para se combinar cores. Não pense que é um dom que apenas algumas pessoas possuem.
Os exemplos mostrados apenas ilustram a combinação das cores. Na maioria das vezes as cores selecionadas serão usadas apenas como referência, como você pode notar nas fotos de exemplos. Apenas selecionamos as cores, mas as utilizadas possuem variações na saturação, matiz e sombra.
Há muitas outras formas de se combinar cores. As listadas acima são as mais comuns. E, claro, é importante também saber a teoria das cores para não sair criando paletas de cores que não fazem sentido para determinado cenário, por exemplo: uma festa infantil só com tons de cinza ou uma casa de repouso com vermelhos bem vivos.
Caso queira criar combinações, recomendo o Adobe Color.
Ele roda no navegador e não precisa de login. Lá você poderá escolher a regra de cores entre Análogo, Monocromático, Tríade, Complementar, Composto, Sombras e Personalizado.
Também há a possibilidade de você salvar a sua paleta de cores e navegar pelas criadas pelos outros usuários. Outra funcionalidade legal é a criação de uma paleta a partir de uma imagem.
Leia também: “O que é Design Thinking”