Pular para o conteúdo

Como começar com PHP?

Como começar com PHP? - Primeiramente o PHP costuma ser uma das primeiras linguagens escolhida pelos estudantes quando se trata de Web, muito pela alta adoção no mercado de trabalho como também pela baixa de curva de aprendizagem.
Como começar com PHP? - O PHP costuma ser uma das primeiras linguagens escolhida pelos estudantes quando se trata de Web, muito pela alta adoção no mercado de trabalho como também pela baixa de curva de aprendizagem.

Como começar com PHP? – Primeiramente o PHP costuma ser uma das primeiras linguagens escolhida pelos estudantes quando se trata de Web, muito pela alta adoção no mercado de trabalho como também pela baixa de curva de aprendizagem.

Continua após a publicidade..

Se o seu foco é desenvolver sites e aplicações web, é um ótimo negócio investir seu tempo no estudo de PHP, ademais, estamos falando da linguagem mais utilizada na web, cerca de 82% de todos os sites a utilizam.

Continua após a publicidade..

O que é o PHP?

O PHP é uma das linguagens de programação web mais populares. Ele tem assim a capacidade de se misturar com HTML (HyperText Markup Language), tornando-o bastante intuitivo para se desenvolver para web. O PHP se interpreta no servidor e envia para o cliente apenas a resposta (seja HTML, XML, JSON etc).

Quem usa PHP? E o que pode ser feito?

Muitos dos sites que você encontra pela internet são feitos em PHP, isso porque a maioria deles utilizam algum CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) e os mais famosos são escritos em PHP como o WordPress, Drupal, Joomla, entre outros.

Outros exemplos que podemos destacar que utilizam o PHP é o Wikipédia e o Facebook. Isso mostra o seu poderio tanto para pequenos quanto para grandes e estabelecidas aplicações.

Continua após a publicidade..

Sintaxe do PHP

A sintaxe do PHP é bastante intuitiva e, quando aliado a algum HTML, por exemplo, tudo o que precisamos fazer é usar a diretiva de abertura e a de fechamento:

<!DOCTYPE html>
<html>
    <body>
        <?php
            echo "Hello World";
        ?>
    </body>
</html>
  • “ é a diretiva de fechamento;

Depois de interpretado no servidor, o que será enviado para o cliente (no nosso contexto estamos falando de um navegador web) será:

<!DOCTYPE html>
<html>
    <body>
        Hello World
    </body>
</html>

Ou seja, apenas o HTML processado.

O PHP é uma linguagem interpretada e de tipagem fraca (dinâmica), não sendo necessário especificar o tipo das variáveis, ele decide isso em tempo de execução.

Veja um exemplo:

<?php

$nome = "CafeCodificado";

echo "Olá, você está lendo um artigo do $nome";

Este pequeno trecho irá imprimir:

Olá, você está lendo um artigo do Café Codificado

Outra característica do PHP é que ele é uma linguagem multiparadigma. De tal forma que um mesmo script possa incorporar características imperativas, funcionais, orientada a objetos etc.

Exemplo:

<?php

class Gato extends Animal
{
    public function miar()
    {
        echo "miau";
    }
}

$gato = new Gato("Chico José");
$gato->miar();

Há de se destacar que o PHP possui um respeitado suporte à orientação a objetos, que é um dos paradigmas mais utilizados no mercado de trabalho.

O PHP possui dezenas de extensões nativas para trabalhar com as mais diversas necessidades possíveis. É uma completa plataforma para desenvolvimento web.

Mercado de trabalho

A oferta de vagas para programadores PHP é imensa e está em constante expansão. Segundo o site TIOBE (Programming Community Index Definition), o PHP é uma das dez linguagens mais utilizadas no mundo.

Um programador PHP tem seu lugar garantido no mercado, desde que sempre esteja em constante aprendizado e claro, acompanhando as mudanças e a evolução da linguagem e do seu ecossistema.

Leia também: “Flutter”