O que é a Linguagem de Programação Julia?
O que é a Linguagem de Programação Julia? – Lançada em 2012 e escrita em C, C++ e Scheme, Julia é uma linguagem de programação tipagem dinâmica de alto nível, ou seja, suas variáveis podem receber qualquer tipo de dado e sua sintaxe se aproxima mais da linguagem humana do que da linguagem de máquina.
A linguagem de programação Julia foi desenvolvida a fim de atender os requisitos da computação de alto desempenho numérico e científico, mas sua utilização também pode ser aplicada para o desenvolvimento de aplicações mais “comuns” (web ou desktop).
Sob a licença MIT, a linguagem Julia possui multiparadigmas, ou seja, suportando diversos paradigmas de programação como, orientação à objetos, programação funcional, dentre outras, como algumas outras linguagens (C++, Groovy, Ruby, Python, etc).
Características da Linguagem de Programação Julia
Diversas são as características da linguagem de programação Julia, então dentre elas podemos citar:
- Possui tipagem dinâmica;
- Permite a criação de funções internas de codificação genéricas que são extensíveis para outros programas;
- Permite a chamada de funções em C e Python através de APIs especiais;
- Gratuita e open source;
- Suporte ao Unicode e UTF-8;
- Possui formatos extensivos para tipos numéricos;
- Possui suporte a utilização de símbolos matemáticos durante a escrita de um programa (pi, “pertence a um conjunto”, entre outros);
- Utiliza a palavra
end
para delimitar o fim de um bloco em uma função; - Possui um gerenciador de pacotes prático e simples de usar, entre outras.
Apesar de ser uma linguagem “relativamente nova”, a linguagem de programação Julia já nasceu com muito potencial. Possui boa performance que se aproxima de linguagens com tipagem estática, como a linguagem C.
Aplicações da linguagem Julia
Diversas são as aplicações da linguagem de programação Julia no mercado. Dentre elas podemos citar:
- Data Science – é o processo que visa sobretudo extrair dados de diversas fontes, focada em descobrir conhecimento a partir de uma quantidade grande e pesada de dados. Para isto, um dos principais pacotes presentes no Julia é o OnlineStats.jl;
- Machine Learning – ou em sua tradução livre “Aprendizado de máquina”, é a área da ciência da computação que tem como objetivo a análise de dados que automatiza a construção de modelos analíticos. Para esta aplicação, a linguagem de programação Julia possui pacotes poderosos como Knet.jl e Flux.jl;
- Computação Científica– é o estudo interessado na construção de modelos matemáticos e soluções numéricas, que utilizam computadores para analisar e resolver problemas científicos e de engenharia. Com o Julia, os principais pacotes no uso da computação científica são DifferentialEquations.jl, AbstractFFTs.jl, Yao.jl, IterativeSolvers.jl, Optim.jl e JuMP.jl;
- Visualização de Dados – é o processo para transformar uma grande quantidade de dados em um formato visual, então auxiliando os tomadores de decisão de uma empresa ou organização. O principal pacote para esta finalidade no Julia é o Plots.jl.
Sintaxe
A linguagem Julia possui algumas características marcantes em sua sintaxe, são elas principalmente:
- Não há o uso de chaves
{}
para delimitar o início ou fim de um bloco de execução; - Utiliza a instrução
end
para delimitar o fim de um bloco de código ou função; - Uma variável pode armazenar diferentes tipos de dados;
- Não utiliza ponto e vírgula (;) para finalizar uma instrução.
O código abaixo em Julia descreve algumas das principais características citadas anteriormente:
println(“Meu primeiro programa em Julia”)
nome_variavel = 5
if nome_variavel == 5
print(“O número é 5”)
else
print(“O número não é 5”)
end
Para realizar o download da Linguagem de Programação Julia, basta acessar o seu site onde é possível encontrar toda a sua documentação, blog, comunidade e muito mais.
Leia também: “Redes sociais: Quais devo escolher para minha empresa?“