WooCommerce: O que é e como instalar no WordPress
WooCommerce: O que é e como instalar no WordPress. Saiba o que é e como instalar o Plugin WooCommerce para WordPress, uma das ferramentas mais utilizadas para a criação de lojas virtuais.
O WooCommerce é um Plugin para WordPress que adiciona funções onde podemos utilizar a plataforma para criar um E-commerce. O que nos traz uma enorme facilidade ao criar lojas virtuais utilizando como base uma ferramenta já consolidada no mercado e gratuita. Caso você não saiba o que é WordPress aconselho a leitura de nosso artigo sobre o que é WordPress.
WooCommerce se considera uma plataforma poderosa, mesmo que trate-se assim de um Plugin do WordPress ela pode ter uso tanto por pequenos quanto por grandes negócios. Pela facilidade de implementação em um primeiro momento e pela grande gama de integrações com sistemas de pagamento, correios, versatilidade de uso entre outros pontos. Como consequência dessa facilidade, o WooCommerce tem grande fatia de mercado das plataformas de E-commerce, como podemos ver na pesquisa da Statista abaixo:
Instalando o WooCommerce
Para instalar o WooCommerce em seu WordPress faremos um procedimento bem simples. Na área do painel administrativo do WordPress localize o item Plugins > Adicionar Novo.
Logo em seguida localize a barra de pesquisa e digite “WooCommerce”, com isso encontre nos resultados o Plugin WooCommerce, clique em instalar agora e logo após em ativar.
Após ativar o WooCommerce ele estará pronto para uso e para você explorar todas as suas funções e possibilidades. Será exibido ao menu os itens referentes ao plugin, que são: WooCommerce, Produtos, Análises e Marketing conforme figura abaixo.
Vantagens e Desvantagens
O WooCommerce conforme descrito acima tem como base o CMS WordPress, portanto é um Plugin gratuito que você poderá utilizar sem custos. Possui uma curva de aprendizagem baixa e é possível criar projetos com demandam operação simples sem conhecimento de programação. Para projetos de baixo investimento é um ótimo caminho inicial. Outro ponto interessante também são as integrações, com sistemas de pagamento como o PagSeguro e também com serviços de entrega como os Correios. Porém, alguns pontos devem ser levados em consideração: a parte de segurança é fundamental, portanto, deve-se sempre estar atento aos plugins instalados e com as atualizações em dia. Para operações mais complexas será necessário a ajuda de um profissionail para desenvolver integrações com ERP ou alguma personalização por exemplo.
Leia também “Estruturas condicionais e Estruturas de repetição em Java“