IARealidade Aumentada

O que é Realidade Aumentada?

O que é Realidade Aumentada?

Quem não se lembra do Pokémon Go, que virou febre em todos os países e entre todas as idades, em 2016? Ele é um dos principais exemplos do que é Realidade Aumentada (RA), também se conhece como Augmented Reality (AR). 

Mas como essa tecnologia tem inúmeros usos e benefícios, que vão muito além do mundo dos games, estamos apresentando uma explicação sobre ela no Café Codificado. Saiba o que é Realidade Aumentada, suas tecnologias, vantagens e onde aplicar. 

Definição 

Realidade Aumentada é o uso de um conteúdo virtual dentro de um cenário real. São utilizados elementos visuais, sonoros e outros estímulos sensoriais para levar o usuário para dentro desta nova realidade. 

Assim, a RA permite a interação entre objetos virtuais e reais em tempo real, utilizando inclusive os conceitos tridimensionais (3D). 

É bom lembrar que Realidade Aumentada é uma coisa, e Realidade Virtual (RV) é outra. Enquanto que RA é a interação entre objetos virtuais e reais com o uso de câmeras, a RV é um cenário formado por objetos virtuais, mas que dão a sensação de um cenário real, graças ao uso de óculos de RV. 

Histórico

Parece novidade, mas a RA é antiga. O seu berço está na década de 60, quando o investigador Ivan Sutherland criou um capacete de visão ótica para visualizar objetos tridimensionais em ambientes reais. 

Porém, o termo Realidade Aumentada passou a se usar somente em 1992 quando o cientista Thomas P. Caudell e sua equipe desenvolveram o Boeing 747. Ele percebeu que os funcionários perdiam muito tempo interpretando as instruções para a montagem do avião. Assim, ele pensou em usar um monitor que os guiasse durante a instalação. Embora a invenção não tenha tido sucesso, ela foi o primeiro passo para a RA, que mais tarde foi se aprimorando. 

Tecnologias

Mas quais são as tecnologias ligadas à Realidade Aumentada? Para o desenvolvedor que quiser aprender mais, é importante se aprofundar em:

  • modelagem 3D; 
  • matemática;
  • geometria;
  • linguagens de programação (especialmente C, C++ e C#); 
  • SDKs (Kit de Desenvolvimento de Software); 
  • UI (Interface do Usuário) e UX (Experiência do Usuário). 

Aplicações 

Mas onde a Realidade Aumentada pode se aplicar? Pode-se dizer que seu uso é ilimitado, pois há várias soluções no mercado para atender aos mais diversos segmentos. Veja alguns exemplos: 

  • Indústria 4.0: monitoramentos e manutenções mais assertivas; 
  • Arquitetura: projeção do cenário futuro dentro de um ambiente real; 
  • Saúde: procedimentos cirúrgicos mais seguros; 
  • Educação: gerando maior engajamento dos alunos. 
  • Games: desenvolvedores de jogos podem usar o recurso, inspirados no sucesso do Pokémon Go que teve 45 milhões de usuários diários ativos. 

Conclusão 

Você viu o que é Realidade Aumentada e como essa tecnologia tem avançado nas últimas décadas. Ao lado de outras soluções, como a Realidade Virtual, o Metaverso e a Inteligência Artificial (IA), ela pode trazer benefícios à sociedade. 

Para conhecer o significado de outras palavras usadas na tecnologia, confira o Café Codificado. E se você é desenvolvedor e ainda não conhece nosso curso de Web Programação, aproveite para conhecer.

Leia também nosso artigo “Paradigmas de Programação