PHP

O que é PHP?

O que é PHP? Neste artigo veremos o que é PHP e algumas de suas características e vantagens.

O que é PHP? Neste artigo veremos o que é, e assim algumas de suas características e vantagens.

Desenvolvida para criação de aplicações web, é uma linguagem de programação vastamente utilizada nos dias atuais, tanto para pequenas quanto para grandes aplicações.

Desenvolvida em meados dos anos 90, aliás se tornou bastante utilizado por grandes empresas para criação de seus projetos, tais como: Facebook, Wikipedia, Yahoo, WordPress, entre outras.

Eventualmente é uma linguagem server-side, ou em tradução livre, linguagem de servidor. O usuário faz uma requisição através de um site qualquer e este pedido é enviado para o servidor. A aplicação em PHP recebe requisição, processa e o transforma em um XHTML que será devolvido ao navegador que exibirá a resposta ao usuário.

No mercado de trabalho, é muito comum nos depararmos com vagas para desenvolvedor PHP, visto que é uma linguagem utilizada para vários fins. Como aplicações para web, plugins do WordPress, APIs Restfull e até aplicações desktop.

Além disso, podemos comunica-lo com os principais banco de dados relacionais e não-relacionais do mercado, contudo é o que abrange ainda mais sua utilização.

Características (O que é PHP?)

Entre diversas características desta linguagem podemos citar algumas das principais:

  • Linguagem interpretada: Embora diferente de C e C++ que precisam ser compiladas, entretanto o código PHP é interpretado e convertido no executável;
  • Tipagem dinâmica: As variáveis criadas em PHP não possuem um tipo de dado fixo, permitindo armazenar diferentes tipos de informações;
  • Server-side: O código PHP é executável em servidor;
  • Orientado a objetos: Suporta o paradigma orientado a objetos para criação de aplicações, tornando o código muito mais robusto.

Vantagens de estudar (O que é PHP?)

Diversas são as vantagens em começar a estuda-lo. Abaixo, citaremos algumas delas.

  • Facilidade no aprendizado: Possui uma curva de aprendizado muito grande devido a sua sintaxe simples e seu código legível.
  • Comunidade : O PHP possui diversos grupos de discussões sobre a linguagem, onde a comunidade está sempre a disposição para ajudar novos desenvolvedores.
  • Open source: É uma linguagem de código-fonte aberto, o que permite que a comunidade esteja sempre melhorando a linguagem.
  • Grandes empresas utilizam: Como dito acima, várias empresas utilizam o PHP, desta forma, vale a pena ficar “de olho” em oportunidades de emprego que possam surgir.
  • Multiplataforma: O desenvolvedor pode criar suas aplicações em qualquer sistema operacional do mercado (Windows, Linux e Mac).
  • Valor baixo para manter sua aplicação: Os preços dos servidores de armazenamento de uma aplicação são os mais baixos, assim permitindo que sua aplicação custe o menor valor possível.

Concluindo:

Afinal desta forma, vimos neste artigo as principais características e vantagens do PHP. Muito atuante no mercado, o PHP é uma excelente alternativa para se tornar a sua principal linguagem de programação.

Leia também o artigo “Variáveis no PHP”